sexta-feira, 21 de junho de 2013

“(...) um filho teu não foge à luta(...)”



Não parece, mas prevejo mudanças enormes no Brasil com essas manifestações. Estávamos em um período de "dormência", sem forças para lutar, sem entender claramente pelo quê deveríamos debater, nos manifestar.  Até a nossa Literatura transpassava isso. A partir desta semana, os brasileiros acordaram, perceberam que há sim muitos motivos para ir às ruas e tentar mudar o nosso país. A mim parece que a “Era de Ouro” dos políticos corruptos do Brasil está chegando ao fim, ou pelo menos já não será mais tão tranquila.
Foram, praticamente, duas décadas sem protestos grandiosos e com uma população que não reagia às fraudes, aos vários impostos, à corrupção, às promessas não cumpridas. Agora é diferente, voltamos a ter um olhar mais aguçado e comum, o que fortalece o engajamento de toda a população. Veja que não foi em uma ou outra cidade, mas sim em quase todo o país. A população se uniu, mesmo sendo protestos localizados em várias partes (a união das partes faz o todo). O estopim da revolução brasileira foi o aumento da passagem dos transportes públicos, mas sabemos que não é só por isso, “não é só por vinte centavos”, na verdade, é isso que as autoridades, os políticos, deveriam perceber, ou melhor, deveriam tentar minimizar.
Estamos na primeira semana de manifestações, alguns resultados já apareceram, mas muitas mudanças ainda precisam acontecer. O primeiro e principal passo já foi dado: saímos da inércia!


4 comentários:

Ivone disse...

Aline, lindo post, estou de acordo contigo, vamos ter esperanças de novos tempos, chega disso tudo que estamos vendo, espero que tenhamos sim muito sucesso, Brasil pra frente com progresso!
Abraços e bom fim de semana!

Jasanf disse...

Verdade, Aline! A inércia se deu por um bom tempo. Precisamos juntos lutar por dias melhores... e ir mais adiante.

Jasanf disse...

Verdade, Aline! A inércia prevaleceu por um bom tempo no nosso meio. Acho que todas as pessoas se encontram cansadas de ver muita coisa fora do eixo.

José María Souza Costa disse...

Olá.
Boa noite.
Vários textos, agradáveis, para lermos. Para ler e refletir. Parabéns.
Estou te deixando um...
CONVITE
Passei por aqui lendo, e, em visita ao seu blog.
Eu também tenho um, só que muito simples.
Estou lhe convidando a visitar-me, e, se possível seguirmos juntos por eles, e, com eles. Sempre gostei de escrever, expor as minhas idéias e compartilhar com as pessoas, independente da classe Social, do Credo Religioso, da Opção Sexual, ou, da Etnia.
Para mim, o que vai interessar é o nosso intercâmbio de idéias, e, de pensamentos.
Estou lá, no meu Espaço Simplório, esperando por você.
E, eu, já estou Seguindo o seu blog.
Força, Paz, Amizade e Alegria
Para você, um abraço do Brasil.
www.josemariacosta.com