sexta-feira, 23 de setembro de 2011

SOBRE NÓS MESMOS


          Hoje amanheci pensando em reagir, mas o que faria de bom a mim mesma se o fizesse? Na vida nos deparamos com pessoas de todos os tipos, algumas são capazes de nos fazer sorrir com gestos simples e doces, outras nos desequilibram as energias, tirando-nos do sério.
          Fácil conviver com gestos delicados e respeitosos, mas na maioria das vezes não é assim. Estou aprendendo a agir ao invés de reagir. Impossível não entrar em contato com pessoas difíceis, porém não posso permitir que tornem minha vida mais complicada que já é.
          Aprendi hoje que só posso ter paciência, não julgar, ajudá-las quando me requisitarem, mas não posso obrigar-lhes a enxergar os próprios erros e o quanto isso vem afetando negativamente suas vidas. Todos nós podemos aprender mais e mais a cada dia, mas somente se estivermos dispostos a fazê-lo. Temos uma capacidade infinita de nos elevarmos, superarmos nossas dores, fazer delas uma lição para nos melhorarmos como pessoa.
         Algumas pessoas não agem assim, ao contrário, usam  outras pessoas como válvula de escape para seus fracassos e às vezes as usam para vingar-se. Estranhamente não percebem que quem fez-lhes o mal, não está ali e, acabam afastando exatamente quem apenas queria-lhes o bem.
          Precisamos encarar nossas mágoas e os traumas deixados por elas. Olhá-las de frente, chorar um pouco mais, depois esquecê-las e começar de novo. Temos a obrigação de nos permitir uma nova chance e para isso basta modificar a nossa forma de agir.
          Precisamos parar de reagir e passar a agir. Uma coisa aprendi: não deixemos que coisas ruins nos marquem para sempre. Precisamos olhar nossa face no espelho sem medo. Nós devemos isso a nós mesmos. Recomecemos!

6 comentários:

Simone MartinS2 disse...

Minha mae sempre diz: o que sai da boca e o que nos condena, nao o que entra, mas conselhos damos, e as pessoas tirem para si o que de melhor pra ela for, servir...Bjin

Tatiana disse...

Rosi, este texto era para ser lido por mim!! Cabe muito bem para a atual situação que venho enfentando "com pessoas" claro.Bela reflexão!!

Beijos

Imaculada disse...

Boa postagem.
Tens razão minha querida!
Precisamos deixar de reagir e passar a agir...Quando nos fazem alguma coisa para ofender, esperam de nós uma reação agressiva, porem se agirmos ao contrário a situação as vezes nem nos atinge, e ficamos numa posição mais confortável.
Abraços e uma Feliz Primavera.

Cidinha disse...

Oi, amiga. Passando por aqui para desejar um bom fim de semana. O texto muito nos encina a relfetir o nosso dia a dia, onde enfrentamos todo tipo de situações. Temos que ter serenidade porque há alegria, más também dificuldade, pois tem pessoas de comportamentos frios e indiferentes que nos magoam. Que possamos seguir sempre passando energias boa para todos. Bjos!

J Araújo disse...

Que bom que é assim, imagina como seria chato se fóssemos todos iguais na fisionomia, nos pensamentos, nas atitudes e em tudo na vida? Já pensou nisso? A vida só tem graça, exatamente porque não somos iguais. Belo texto. Prabéns!! Bj

Rosivar Marra Leite Snches disse...

Obrigada pelos comentários amigos!
Tenho tentado mais agir que reagir, mas a verdade é que isso é difícil demais...
Bjao pra todos